Bacalhau em Crosta de Broa


Vi, ou li esta receita em algum lado, não sei bem onde, e pareceu-me deliciosa. Resolvi pô-la em pratica, fazendo-a de cor.
Coloco-a aqui tal qual a fiz e posso dizer que aconselho a experimentarem!

Ingredientes:

Postas de bacalhau altas do lombo previamente demolhadas
Broa de milho (usei do Museu do Pão, de Seia, que se vende nos hipermercados por todo o lado!)
Cebola
louro
salsa
alho
azeite
pimenta de moínho

Preparação:

Num tabuleiro que possa ir ao forno colocar uma camada de cebola em meias luas e o louro, por cima dispor as postas de bacalhau e regar generosamente com azeite.
Levar ao forno quente.
Entretanto esfarelar a broa aproveitando apenas o miolo, juntar a cebola, o alho e a salsa bem picadinhos. Temperar com um pouco de sal e pimenta.
Quando o bacalhau estiver quase cozinhado, retirar do forno e juntar o azeite em que o bacalhau esteve a assar à mistura da broa, de modo a formar uma pasta.
Dispôr por cima do bacalhau cobrindo-o na totalidade, e levar ao forno até ficar com uma crosta douradinha.
Servir acompanhado com umas batatas assadas a murro e umas migas ou grelos salteados!

Bom Apetite!

11 comentários :

  1. Ai o Museu do Pão em Ceia é tão giro, eu adorei lá ir....

    Não vou experimentar esta receita nunca, porque so como bacalhau já desfiado de peles e espinhas.... jinho

    ResponderEliminar
  2. Anónimo14:33

    Deve ser óptimo, eu faço um parecido mas ponho tb pimentos verdes e vermelhos junto com a cebola no fundo do tabuleiro, e á broa junto grão de bico e passo com a varinha. Fica uma crosta espectacular e deliciosa. Experimenta também, acho que vais gostar. ADORO AS TUAS RECEITAS!!!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo22:46

    Vejo que a dona da receita é uma fã de grelos.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo14:09

    VOU FAZER PARECE SUPER SIMPLES DE FAZER E VOU EXPERIMENTAR E DEPOIS DIGO ALGUMA COISA. BEIJINHO

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pelas suas receitas, esta já experimentei, uma delicia! Bjinhos

    ResponderEliminar
  6. olá
    Posso dizer-lhe que experimentei esta receita no Natal passado, resultado um SUCESSO !! De tal forma que este ano ja ninguem passa sem o bacalahu com crosta de boroa.
    Parabéns pelas suas receitas, ja expirimentei varias e tenho gostado bastante.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo22:40

    Eu nunca fiz pois achava que era doficil também nunca tinha procurado uma receita kkkk, mas com certeza vou experimentar.

    ResponderEliminar
  8. Olá boa tarde, andava mesmo a pensar fazer um bacalhau assim para este Natal e não sabia bem como fazer a crosta, pelo que esta receita foi mesmo um achado. Só tenho duas dúvidas:
    1. tenho o bacalhau congelado, convém descongelá-lo antes?
    2. quanto tempo deve ficar no forno? Tenho sempre receio que fique seco e não quero "estragar" o Natal a ninguém! :)

    Obrigada e boas festas :)

    ResponderEliminar
  9. Olá boa tarde, andava mesmo a pensar fazer um bacalhau assim para este Natal e não sabia bem como fazer a crosta, pelo que esta receita foi mesmo um achado. Só tenho duas dúvidas:
    1. tenho o bacalhau congelado, convém descongelá-lo antes?
    2. quanto tempo deve ficar no forno? Tenho sempre receio que fique seco e não quero "estragar" o Natal a ninguém! :)

    Obrigada e boas festas :)

    ResponderEliminar
  10. Eu cozo primeiro o bacalhau em leite para não ficar seco (apenas uma fervura) antes de o pòr no forno. E em vez de grelos prefiro espinafres. Uma delicia!

    ResponderEliminar

Imprimir