Almôndegas no Forno com Mozarela, Tomate e Azeitonas


Gosto de ter projetos e ideias para concretizar. Mesmo que na maioria das vezes sejam coisas simples como quadros para decorar a parede do escritório, ou o que fazer para colocar nos cabazes de natal. Gosto do processo de “ter que pensar”, de “procurar”, de “inventar” e “adaptar”. Gosto de descobrir coisas novas e diferentes e de as tentar conseguir fazer. Gosto da maneira como me sinto depois de ver feito o que antes só existia na minha cabeça.
É por isso que olho com um sorriso nos lábios para os meus cabazes de natal e os acho amorosos. E que olho para o meu calendário de advento já com alguns dias preenchidos e vejo que está a ficar muito melhor do que eu pensei. É por isto que gosto de “fazer coisas”. Porque muitas (tantas vezes) começamos sem saber muito bem como é que as coisas vão correr. Mas, se acreditarmos em nós – e também nos que nos rodeiam – e no que sabemos ser capazes há realmente muitas ideias e projetos para concretizar. De todos os tamanhos.
Até uma receita pode ser um projeto para por em prática. Quem se aventura nesta?

Ingredientes para 2 pessoas:
(adaptado de “Simple Dinners” – Donna Hay, pág.96)

250g de carne de vaca (ou porco)
1 ovo
Pão ralado q.b.
10 tomatinhos cereja
Azeitonas pretas q.b.
100ml de molho de tomate caseiro ou de compra
1 bola de queijo mozarela fresco
Folhas de manjericão q.b.
Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Numa taça misture a carne picada com o ovo. Tempere com sal e pimenta e junte um pouco de pão ralado até ser capaz de formar as almôndegas. Molde então a carne em bolinhas e reserve.
Num tabuleiro que possa ir ao forno coloque o molho de tomate. Junte depois as almôndegas (cruas) e espalhe os tomatinhos cereja previamente cortados ao meio. Junte também o queijo em pedaços bem espalhados e as azeitonas pretas.Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35 a 40 minutos até a carne estar cozinhada e o queijo derretido.
Sirva polvilhado com o manjericão fresco e acompanhe com arroz branco e uma salada.

Bom Apetite!

15 comentários :

  1. Estou sempre pronta para novas aventuras, especialmente na cozinha ;).

    Bom aspeto estas tuas almôndegas....bjokitas

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro almôndegas caseiras e estas no forno são uma verdadeira delícia!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Que bom aspecto! Mais uma receita para guardar :)

    oneplustwoblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Anónimo09:29

    Vou aventurar-me de certeza...que aspeto delicioso!!!!! :D

    ResponderEliminar
  5. Acho que faz bem ter uma ocupação fora do trabalho, projetos para a casa e para as pessoas queridas, por mais simples que sejam.
    Adorei as almôndegas! Boa sugestão.
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. gostei muito desta sugestão! hummmm :)

    ResponderEliminar
  7. Olá Joana,

    Também gosto de desafios, de ter a cabeça ocupada e depois a satisfação no concretizar e sentir-me realizada :)

    A sugestão está super apelativa e bem rápida de preparar

    até breve
    Paula

    ResponderEliminar
  8. Identifico-me totalmente com o texto! O prato parece-me muito apetitoso, mas para mim teriam de ser almôndegas de soja. :)

    ResponderEliminar
  9. Que ótima sugestão...:)

    ResponderEliminar
  10. Anónimo23:55

    Olá! Teu blog é maravilhoso. Já estou te seguindo.
    www.eueumesmagabrielle.com

    ResponderEliminar
  11. Belíssima sugestão! Obrigada :-)

    ResponderEliminar
  12. Rosa Rodrigues23:07

    Olá. Gostei da sugestão e vou experimentar, com certeza :). Só uma questão: não gosto de tomatinhos cereja e gostava de saber o que posso pôr em vez disso... Parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
  13. Gostei desta ideia e tinha que experimentar... Estão no forno! :)

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde,
    O queijo é aquele que normalmente se põe nas saladas??
    Obrigada

    ResponderEliminar
  15. Anónimo18:46

    Jantar de hoje, daqui a 15 minutos esta pronto ;-)

    Ana

    ResponderEliminar

Imprimir