Manteiga de Amendoim Caseira

Não tenho cozinhado muito. Ou melhor até tenho cozinhado bastante, mas nada publicável, ou que seja “blog material”.
Entretanto tenho uma abóbora a querer apodrecer na varanda. Está lá desde Outubro. Ao sol, à chuva, ao vente. E ontem mesmo reparei que está com uma pontinha apodrecida. Tenho mesmo de a tomar em mãos para que não se estrague. Quero utilizá-la nas sopas do Zé Maria, quero fazer uma sopa de abóbora assada para nós e quero experimentar uma versão de compota de abóbora com clementinas (que a minha sogra me deu). Ainda não lhe mexi (e estou aqui a escrever e a olhar para a abóbora com a sua ponta apodrecida…).
Para já deu-me para fazer manteiga de amendoim caseira. Não sei se alguma vez vos disse, mas sou completamente viciada em manteiga de amendoim. Adoro comer à colherada diretamente do frasco. E adoro torradas com manteiga de amendoim e compota de framboesa, morango ou geleia de marmelo. E com banana às rodelas também é bom.
Evito comprar porque se a abro para fazer bolos, bolachas ou sobremesas é certo e sabido que, se abrir o frasco antes de fazer a receita é uma sorte que reste algo para realmente fazer a receita.
Descobri que fazer manteiga de amendoim em casa é a coisa mais simples do mundo. Basta ter amendoins torrados sem sal (ou com muito pouco sal….). Agora é que vai ser uma desgraça.

Ingredientes para 1 frasco:

500g de amendoins torrados (de preferência sem sal ou com pouco sal)
2 colheres de sopa de açúcar em pó (opcional)
1 colher de sopa de óleo de amendoim

Preparação:

Coloque todos os ingredientes num copo liquidificador ou num robot de cozinha (se usarem robot de cozinha convém que seja um com muita potência, senão a manteiga de amendoim não ficará suave).
Triture todos os ingredientes o tempo necessário até obter uma pasta cremosa, misturando os ingredientes durante este processo.
Guarde a manteiga de amendoim num frasco no frigorífico e use em sobremesas ou em torradas com geleia, compotas ou banana.

Bom Apetite!

12 comentários :

  1. E fica tão bem assim a manteiga de amendoim.

    O tempo não chega para tudo, andamos sempre ocupadas eheheh, bjokas

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    Cá em casa também faço de vez em quando manteiga de amendoim. Em vez do óleo uso uma colher de sopa de manteiga.

    Tenho que experimentar a tua receita.

    Beijos,
    Clarinha


    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. A ver se é desta que me decido!

    ResponderEliminar
  4. Os meus filhos adoram manteiga de amendoim, vou ter que fazer. ;)
    Beijinhos!
    http://cozinhapratosecopos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Meu Deus, o que me foste ensinar. Agora é que vai ser a desgraça! ;)
    http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. vou experimentar. Excelente ideia.
    bjos
    htpp: //bolinhosdoces.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Não sei se comente a manteiga de amendoim que adorooooo comer à colherada, ou a compota de abóbora (a mim a minha sogra deu-me um mar de tangerinas)!!!

    www.bemecuisine.com

    ResponderEliminar
  8. Anónimo16:46

    Algo a experimentar. Sou sincera, comprei à tempos um saco de amendoins para experimentar uma receita que tinha visto, mas deu-me a preguiça. Esta receita é mais simples. Fico a aguardar a experiência do doce de abóbora com clementina. É curioso, mas só agora estou a provar a manteiga de amendoim (compra) e a apreciar o doce de abóbora (o feito por mim cortando um pouco no açúcar, os de compra são demasiado doces para mim). Fiz as "overnight oats" ontem, com laranja e foram testadas hoje. São uma boa ideia para variar dos cereais de pequeno almoço. Estou a pensar na próxima combinação, se calhar com umas amoras silvestres que congelei. Um grande beijinho para si. Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  9. Tecnicamente qualquer robo de cozinha dá, apesar de demorar o dobro do tempo de uma bimby ou cuisinart de alta potencia ou mesmo vitamix. Com estas nem é necessário o óleo extra! Mas manteiga de amendoim natural e muito melhor! Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Anónimo08:22

    Olá Joana, fica a ressalva quem amamenta não deve comer amendoins.Os bebés também não devem comer amendoim nem óleo de amendoim...
    Sofia

    ResponderEliminar
  11. Uma alternativa muito melhor à manteiga de amendoim de compra :) Hei de fazer tb a ver cm fica :) Bjinhos.

    ResponderEliminar

Imprimir