Pão tipo Brioche

E chegou março. Entramos no mês da primavera, o mês do meu aniversário de casamento, o mês de aniversário do Miguel, da minha querida avó, do meu sogro e da minha sobrinha mais nova. O mês em que o Zé Maria e o primo fazem meio ano de vida e o mês que trará ao meu marido e ao meu cunhado um significado especial, com o primeiro dia do Pai vivido com os filhos nos braços.
Março acabou de chegar e reserva-nos já tantas coisas.
Para já, fica aqui uma receita de pão brioche, doce e amanteigado q.b. para brindar março, para chamar dias mais bonitos e para nos trazer lembranças de lanches e pequenos almoços com o sol a entrar pela janela.

Ingredientes:

125ml de leite morno+ para pincelar
50g de açúcar
50g de manteiga à temperatura ambiente (não usem margarina!!!!)
3 gemas
400g de farinha
1 saqueta de fermento seco (levedura seca) – cerca de 5 gramas

Preparação:

Numa taça coloque o leite morno e acrescente-lhe o fermento. Misture ligeiramente e deixe repousar 5 minutos.
Noutra taça coloque a farinha e o açúcar. Misture bem e abra uma cavidade ao meio. Coloque aí as gemas de ovo, a manteiga partida em pedaços pequenos e o leite morno com o fermento. Vá amassando com aos mãos até obter uma massa homogénea - que é um pouco mole – ou, se preferir amasse com a batedeira ou máquina de pão.
Unte uma forma retangular pequena (tipo bolo inglês) e forre-a com papel vegetal untando-o também. Coloque a massa na forma, tape com película aderente e deixe levedar cerca de 45 minutos.
Ao fim desse tempo pincele o pão com um pouco de leite e leve a cozinhar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30, 35 minutos até que o pão esteja cozinhado.
Deixe arrefecer antes de cortar em fatias.

Bom Apetite!

12 comentários :

  1. Olá Joana,
    tem a versão para usar na MFP sff?
    quentinho deve ser uma delicia.
    Beijinhos.
    Margarida

    ResponderEliminar
  2. Mês de emoções fortes!!!
    Boa semana
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana! Um mês de Março bem festivo:) Obrigada pela receita, que certamente será deliciosa! Beijinho, Manuela

    ResponderEliminar
  4. Um mês de emoções :) um mês de sabores novos :).

    belo brioche que ficou, gostei muito, bjokas

    ResponderEliminar
  5. Dos melhores meses do ano, o mês em que chega a primavera ;)
    Adorei o pão, irei experimentar.
    http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Olá Joana :)
    Já conheço o seu blog há mais de um ano e tenho retirado muitas receitas. Ontem, no meu dia de anos, fui surpreendida com um livro seu e apeteceu-me logo devorá-lo. É uma isnpiração para mim e adorava fazer um workshop consigo. Este mundo culinário é fantástico, não é? :) beijinho

    ResponderEliminar
  7. Que maravilha de brioche!
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Se fizer com leite de soja fica ainda melhor (mais fofo). Fica a sugestão ;-)

    ResponderEliminar
  9. Que ar tão deliciosoque apetece uma fatiazinha com manteiga...

    Beijos

    Susana
    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar
  10. Venham conhecer esse blog super legal http://migre.me/i86HL

    ResponderEliminar
  11. Acabei de tirar do forno. Uma delícia. Obrigada pelas maravilhosas receitas

    ResponderEliminar
  12. Uma verdadeira delícia....

    ResponderEliminar

Imprimir